quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AS MELHORES DO DIA..

CONHEÇA AS PRINCIPAIS NOTICIAS DE HOJE PELO MUNDO:

"VEJA MATÉRIA COMPLETA: HITLER TERIA VIVIDO NO BRASIL E ESTARIA ENTERRADO NO MATO GROSSO"

"ATENÇÃO MAMÃE! VOCÊ SABE A HORA DE LEVAR SEU FILHO AO PSICÓLOGO?"

"EX-GOLEIRO BRUNO AMEAÇA PRESOS E PERDE UM TERÇO DA REDUÇÃO DE PENA"

"CRAQUE COLOMBIANO ESTÁ FORA DO COPA DO MUNDO DO BRASIL"

"CANTOR FAMOSO FAZ RACHA BÊBADO E É FICHADO PELA POLICIA"

"DESCOBERTA A PRIMEIRA ESPÉCIE DE GOLFINHO DE ÁGUA DOCE NO BRASIL"

"DIRETORA DE PRESÍDIO FOI PRESA E USAVA APARTAMENTO DE LUXO DE DETENTA"

"PRESIDENTE DO BARÇA PEDE DEMISSÃO APÓS ESCÂNDALO DO CASO NEYMAR"

"DÓLAR TEM SUA MAIOR COTAÇÃO APÓS CRÍTICA  DE GESTORA DE MERCADO CONTRA O BRASIL"

"O DELEGADO THIAGO AGORA PASSA A SE CHAMAR LAURA"

Um decisão da Justiça de Minas Gerais manteve, nesta quarta-feira, a punição que tira um terço dos dias ganhos pelo goleiro Bruno Fernandes de trabalho na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em abril do ano passado, ele se envolveu em confusões no presídio, o que foi entendido pela Justiça como "falta grave". Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, devido o trabalho na prisão, o goleiro já acumulava 341 dias que poderiam ser reduzidos da pena total, mas, após ter recurso negado, perdeu 113 dias. Em março de 2013, ele foi condenado a 22 anos três meses de prisão pela morte de Eliza Samudio. Segundo a legislação, a cada três dias de trabalho, a pena do preso é reduzida em um. Cabe recurso da decisão. Em setembro de 2013, a Vara de Execuções Criminais de Contagem tinha decidido que Bruno perderia um terço dos dias trabalhados e que a data para que o goleiro passasse ao regime semiaberto fosse alterada de 22 de janeiro de 2020 para 24 de agosto do mesmo ano. Na decisão desta quarta-feira, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a data para contagem da progressão de pena. Com isso, Bruno volta a poder cumprir a pena em regime semiaberto a partir do dia 22 de janeiro de 2020.

Condenação tira goleiro Bruno do Boa Esporte. (Foto: Renata Caldeira / TJMG)

Bruno é punido e perde 113 dias de redução pena.

Delegada da Polícia Civil de Goiás, Laura de Castro Teixeira se prepara para enfrentar um grande desafio na carreira. No próximo mês, ela deve retornar às atividades na corporação como plantonista da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, em Goiânia, após tirar licença para fazer uma cirurgia de mudança de sexo. A agente também volta ao trabalho com um nome novo, já que se chamava Thiago de Castro Teixeira. A transformação surpreendeu até mesmo a família, que foi comunicada no final de 2011. "A gente caiu duro", afirmou o artista plástico Vallmes Costa Teixeira, tio da agente. A partir daí, Laura foi atendida por psicólogos que a ajudaram a entender e concretizar as mudanças. O processo culminou na cirurgia de mudança de sexo, no ano passado, quando tirou licença da corporação. Laura atuou como titular nas delegacias de Senador Canedo e Trindade, e foi chefe do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) em Porangatu, no norte de Goiás. Entre os casos que ela atuou está o da jovem de 23 anos, que foi queimada junto com o namorado, de 33 anos, e morreu no dia 30 de janeiro do ano passado. 
Delegado surpreendeu família ao mudar de sexo em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo pessoal e Reprodução TV Anhanguera)
O delegado Thiago agora chama-se Laura.

A Copa do Mundo do Brasil perdeu um grande candidato a artilheiro. O atacante Falcão Garcia, do Monaco, rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo e irá se ausentar dos gramados ao menos pelos próximos 6 meses. Desta forma, sem tempo hábil para se recuperar e ajudar a Colômbia no Mundial. A notícia foi confirmada pelo médico português José Carlos Noronha, que examinou o jogador no início da tarde em Porto e acabou com a corrente otimista em torno do goleador. Em nota oficial, o Monaco confirmou o problema, mas evitou dar um prazo para Falcao se recuperar. O jogador deve ser submetido a cirurgia nos próximos dias. - Os médicos vão fazer todos os esforços para que ele se recupere o mais rápido possível - diz a nota. Assim como o clube monegasco, parte da imprensa colombiana prefere não cravar a ausência de seu craque na Copa. Uma recuperação milagrosa poderia deixá-lo em condições de jogo em junho, ainda que seja bastante improvável.
Falcao García lesão Monaco (Foto: Reprodução / Site Oficial)

Foto do momento que Falcão rompe o ligamento anterior do joelho esquerdo.

Justin Bieber foi fichado e determinado a pagar fiança de US$2500 nesta quinta-feira O cantor foi preso durante a madrugada em Miami, nos EUA. Segundo emissora NBC, ele foi levado por policias do local após fazer um 'pega' em uma Lamborghini alugada e porque estaria sob a influência de entorpecentes. Primeiramente, ele foi levado para uma delegacia e depois para uma prisão da cidade para ser fichado e tirar a foto do fichamento. Na imagem, divulgada pela polícia de Miami, ele aparece de uniforme prisional e sorridente. O rapper Khalil, amigo do cantor, também foi fichado. Segundo a CBS, o cantor foi encaminhado para o local em uma van do departamento de polícia onde foi fichado por crimes de menor potencial ofensivo. É comum que neste tipo de crime a pena seja leve. São três crimes no total, de acordo com o sargento Raymond Martinez: dirigir embriagado, resistir a prisão e dirigir com carteira de motorista vencida. O delegado também contou à NBC que o cantor cooperou com os policiais na delegacia.
Justin Bieber na foto de fichamento policial (Foto: Divulgação/ Departamento de Polícia de Miami)

Bieber foi dichado pela policia por fazer racha bêebado.

O enfermeiro Rafael Cosita, de 25 anos, levou um tiro na cabeça enquanto ele dirigia na pista local da Marginal Pinheiros, Zona Sul da cidade de São Paulo, na manhã de ontem. Uma das hipóteses da polícia é que o crime tenha sido uma tentativa de assalto. Ele perdeu o controle da direção e o veículo capotou no sentido Interlagos, na alça de acesso à Ponte Engenheiro Ary Torres e à Avenida dos Bandeirantes. Os bombeiros levaram o motorista para o Hospital São Paulo, na Vila Clementino. De acordo com o hospital, o enfermeiro está na UTI e o estado é considerado grave. O casal estava seguindo para o trabalho em São Bernardo do Campo, no ABC, por volta das 5h30. O carro no qual eles estavam foi abordado por dois homens em uma moto. No banco do passageiro, a mulher do enfermeiro dormia quando o marido foi atingido na cabeça. "Quando ela ouviu o som da buzina, ele acordou e avistou o motoqueiro do lado dela. Neste momento ele sacou uma arma", disse o tenente da Polícia Militar Rafael Elias Franco. "A gente ainda não sabe estabelecar o cunho, a natureza, qual o intuito do criminoso. Se era um intuito patrimonial ou se existe algum outro motivo que tenha levado a esse crime", disse o delegado Daniel Ziudes. 


Jovem foi atingido na cabeça e está em estado grave.

Um grupo de cientistas descobriu a primeira nova espécie de golfinho que vive em rios após a Primeira Guerra Mundial. Ele recebeu o nome de Araguaia - uma homenagem ao local onde foi encontrado, que fica na região da Amazônia. A espécie é apenas o quinto tipo do animal conhecido em todo o mundo. Golfinhos de água doce são considerados hoje pela ciência algumas das criaturas mais raras do planeta. Em artigo publicado na revista científica “Plos One”, os pesquisadores disseram que o animal se separou de outras espécies que habitam os rios da América do Sul há aproximadamente dois milhões de anos. Eles acreditam que cerca de mil golfinhos desse tipo vivem hoje na bacia do Rio Araguaia. Segundo a BBC News, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) reconhece hoje apenas quatro espécies. Três delas estão correndo risco de extinção. De acordo com os pesquisadores que fizeram a descoberta, os novos golfinhos têm relação distante com os seus primos que vivem no mar. Eles tendem a ter bicos longos, que lhes permitem caçar peixes na lama, no fundo dos rios. Na América do Sul, o Rio Amazonas é casa do Boto Cor de Rosa - como são chamado os golfinhos daquele rio. Eles são considerados os mais inteligentes de todas as espécies que vivem lá.



As principais diferenças em relação às espécies já conhecidas é genética. No entanto, cientistas suspeitam que o golfinho Araguaia seja um pouco menor
Foto: Anselmo d'Affonseca


Eles são considerados os mais inteligentes das espécies.

Os países dos Brics – grupo de potências emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – continuarão liderando o crescimento mundial, afirmou hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante participação em um programa de TV Davos, sobre a "crise de meia idade" dos Brics. Mas, segundo o ministro, que participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, é preciso que sejam feitas mudanças nos modelos de expansão desses países. "Não acredito que haja crise de meia-idade dos Brics. Diante da crise mundial, houve redução do volume de comércio, de demanda internacional. A economia mundial, os países avançados estão em vias de recuperação, ainda gradual, inicial. E, portanto, com essa recuperação, nós teremos uma reativação do comércio. O comércio [global] crescia a um volume de 6% a 7% ao ano. Daqui para frente, voltará a crescer 4% a 5%. Os Brics continuarão liderando o crescimento da economia mundial. Mas, para, isso, precisam fazer mudanças nos seus modelos de crescimento", afirmou Mantega.
Ministro Guido Mantega participa de debate sobre os Brics nesta quinta-feira, em Davos (Foto: AP)

Mantega disse que Brasil e emergentes continuarão liderando
 crescimento mundial.

Um jovem de 19 anos morreu afogado ontem ao ficar preso em pedras em um rio situado entre os municípios de Dona Emma e Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí. Segundo a Polícia Militar, Juliano Florêncio Elias ficou trancado nas pedras e acabou submerso pela água. O acidente aconteceu próximo a uma usina onde o rapaz trabalhava. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio Vargas informou que a vítima costumava ir ao rio durante o intervalo de almoço para descansar, como outros funcionários da empresa. Colegas de Juliano disseram à polícia que o jovem saiu sozinho por volta das 12h de quarta, mas quando chegaram ao local não o encontraram. Como a vítima não retornou ao trabalho após o fim do intervalo, os colegas voltaram ao local por volta das 18h, no final do expediente, e encontraram uma marca de escorregão. Eles contaram à PM que viram o corpo de Juliano trancado nas pedras e totalmente submerso. Os bombeiros fizeram o resgate por volta das 19h50. O Instituto Geral de Perícias (IGP) e a Polícia Civil estiveram no local e realizaram o levantamento dos fatos e a condução do corpo do rapaz para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio do Sul.

Corpo de Juliano ficou preso em pedras de rio (Foto: Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio/Divulgação)

Jovem ficou prensado entre as pedras.

Uma denúncia anônima ajudou a Polícia Civil de Campina Grande, na Paraíba, a prender uma organização criminosa envolvida na emissão de atestados falsos para beneficiar detentas dos regimes aberto e semiaberto, conforme revelou o delegado Marcos Paulo Vilella, superintendente da Polícia Civil da cidade, nesta quinta-feira. Durante a operação denominada de 'Remição' foram presos o advogado Ramon Dantas, a diretora geral (Aline Cristini Cardoso) a adjunta (Sylnara Araújo Galdino) do Presídio Regional Feminino de Campina e seis reeducandas. Segundo o delegado, ficou comprovado que um dos benefícios da diretora adjunta, pela suposta emissão de ‘atestados fantasmas’, foi passar um fim de semana no apartamento situado no bairro nobre de João Pessoa, e pertencente a uma das detentas. As investigações duraram cerca de quatro meses. - Sylnara Araújo passou um fim de semana no apartamento da nutricionista Carmem Spá, que foi presa acusada de mandar matar marido, o empresário Cláudio Luiz Perozzo, em 1997. O imóvel fica no bairro de Manaíra, área nobre de João Pessoa. Ela disse que é amiga da detenta e teria passado um fim de semana pela amizade – disse o Marcos Paulo.
As investigações foram da Polícia Civil

A investigação e prisão foram feitas pela Policia Civil.

Um dia após se confirmar a investigação na Audiência Nacional espanhola em relação à contratação de Neymar, Sandro Rosell anunciou, na tarde desta quinta-feira, sua saída da presidência do Barcelona. Em um pronunciamento oficial na sede do clube, após uma reunião com o restante da direção do Barça, o dirigente entregou um pedido de demissão por conta da denúncia que sofreu. O atual vice-presidente, Josep Maria Bartomeu, vai assumir o cargo e ficará no comando até 2016, quando terminaria o mandato de Rosell. - Eu e minha família sofremos ameaças e ataques que me fizeram pensar se ser presidente significa colocar em risco a minha família. Nos últimos dias sofri uma denúncia injusta de apropriação indébita, que chegou à Justiça. Creio que minha etapa aqui terminou. Por isso, apresento meu pedido de demissão à diretoria do Barcelona em caráter irrevogável - disse Rosell, que foi muito aplaudido pelos presentes na sala de imprensa. Por outro lado, a imprensa espanhola criticou Neymar por posar para fotos feliz e sorrindo, em meio a uma grave crise do clube Catalão.
Sandro Rosell presidente do Barcelona reunião (Foto: EFE)Neymar sorriso rede social (Foto: Reprodução / Instagran)
Rosell deixa o Barça após ser denunciado pela justiça, enquanto Neymar sorri.
O dólar avançou mais de 1% hoje e fechou acima de  R$ 2,40 pela primeira vez em cinco meses, reagindo ao mau humor do mercado em relação ao Brasil depois da divulgação de relatório da Pimco, maior gestora de bônus emergentes do mundo, criticando a política econômica brasileira. A moeda americana avançou 1,27%, a R$ 2,4026 na venda, maior nível desde 22 de agosto passado, quando o Banco Central anunciou o programa de intervenções diárias no câmbio e o dólar era negociado na casa dos R$ 2,43. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de US$ 1,6 bilhão. "É um movimento de (investidor) estrangeiro puxado pela Pimco e, quando esse pessoal zera posição, o movimento tende a ser muito forte. O que é fato é que a Pimco tem avaliação muito negativa sobre o Brasil e eles têm posição forte aqui", afirmou operador de banco estrangeiro sob condição de anonimato. Durante a tarde, a Pimco informou que o clima para investimentos no Brasil foi caracterizado em 2013 por qualquer coisa menos "Ordem e Progresso", numa alusão à mensagem na bandeira nacional.
Dólar tem sua maior cotação dos últimos 5 meses.

A Caixa Econômica Federal (CEF) reforçou o controle de informações internas após sofrer a maior fraude de sua história. Uma quadrilha desviou R$ 73 milhões por meio de falso pagamento de prêmio da Mega-Sena. Em nota, o banco estatal informou que “abriu apuração interna e, como qualquer outro banco, diante de fato relevante, aprimorou seus controles internos”. A transferência do dinheiro foi realizada sem que houvesse comprovação do bilhete premiado, de acordo com informações da Polícia Federal. O gerente-geral de uma agência em Tocantinópolis, Robson Pereira do Nascimento, estava de férias quando passou na agência sob a justificativa de cobrar dívidas de contratos inadimplentes. Ele acessou o sistema e desviou o valor da conta reservada para o pagamento dos prêmios para a conta aberta com documentos falsos. “Por incrível que pareça, o gerente tinha poderes para isso”, afirma o delegado responsável pela abertura do inquérito, Gustavo Bubolz, da Polícia Federal de Araguaína.



CEF reforça o controle de segurança após fraude milionária.


Quando é hora de levar a criança ao psicólogo?

Alterações no comportamento e no rendimento escolar podem ser pistas de que o auxílio profissional é bem-vindo para melhorar o presente e o futuro de seu filho

Resistência. Essa é a palavra que os especialistas mais usam para definir a postura da maioria dos pais que levam seus filhos para uma avaliação psicológica. “Eles têm uma aversão muito grande à terapia para suas crianças porque, em seu íntimo, isso é sinônimo de ‘nós falhamos’, ‘nós não damos conta de educá-los’. Sentem sua responsabilidade diretamente atacada”, explica a psicóloga Eliza Rocha, do Instituto Reintegrar.
O psicólogo Erick Rôso Huber, consultor do Consulte Aqui (portal de agendamento online de consultas médicas), concorda e nota também uma falta de disponibilidade física e emocional por parte desses pais. “Eles temem que em algum momento o acompanhamento psicológico infantil os atinja, o que pode acontecer, e criam todo tipo de dificuldade. Até as questões do transporte e de quanto tempo será gasto no trânsito acabam entrando na lista de desculpas para fugir do consultório”, relata.

Atenção às mudanças
Halpern afirma que “as crianças normalmente não precisam de avaliação psicológica. Ela é válida apenas quando existe uma situação que fuja da normalidade”. E o que pode ser considerado fora da normalidade? “O surgimento de um comportamento repetitivo e duradouro que não seja adaptável à vida cotidiana. Ele indica que a criança encontrou uma forma não adequada para lidar com seus problemas e frustrações. Daí é interessante procurar auxílio para a recuperação de sua saúde mental”, esclarece.
Mas nada de pânico diante de qualquer mudança de comportamento de seu filho. Eliza sugere que os pais se façam algumas perguntas antes de procurar um profissional:
- O novo comportamento da criança prejudica seu dia a dia e suas relações pessoais?
- O desempenho escolar piorou por causa desse comportamento?
- Há quanto tempo o comportamento se manifestou?
- Aconteceu algo na família ou na escola que possa ter motivado esse novo comportamento?
- Os pais já tentaram ajudar e não conseguiram?

Independentemente da idade da criança, se alguma das respostas incomodar os pais no sentido de acharem que é melhor ter uma ajuda externa, podem levar o filho a uma avaliação psicológica. “Muitas vezes detecta-se que não é necessário um tratamento continuado, que uma orientação para os adultos lidarem com a situação já é suficiente”, diz a psicóloga.
Mais segurança para agir
Os benefícios do tratamento psicológico infantil são muitos, afirmam os especialistas. Além da promoção da saúde mental, Ricardo Halpern menciona o alívio da ansiedade e das situações que causam desconforto na criança. De acordo com Erick Rôso Huber, ela também consegue “resolver a questão pontual que causou sua mudança de comportamento e entender melhor o ambiente ao seu redor, interagir com o que se apresenta nele”.
Eliza complementa visualizando alguns passos adiante: “Ao compreender a si e ao outro, ao aprender a se relacionar bem com as pessoas, essa criança construirá melhor sua autoestima. Isso terá reflexos lá na frente, na vida adulta. Ela será um adulto mais seguro e completo”.
Respeite o temperamento de seu filho
Diante de tudo isso, vale ressaltar que os pais não podem desrespeitar a personalidade natural do filho e tentar moldá-la ao seu gosto em um consultório psicológico. “Ser muito quieto ou muito agitado não é motivo para precisar de psicólogo”, afirma Eliza. “A questão é realmente a mudança repentina de comportamento”, reforça.
Trocando em miúdos: assim como entre os adultos, há crianças mais introspectivas e outras mais extrovertidas. E tudo bem. “Se o temperamento não afeta os estudos, a sociabilização e o relacionamento com a família, não há com o que se preocupar”, diz Erick. “Nesse caso, a única recomendação que dou é que os pais aproveitem e se dediquem ao desenvolvimento do filho com a mesma atenção que dispensam à carreira profissional e à vida amorosa”, finaliza o psicólogo.

Livro defende tese de que Hitler foi enterrado em cidade de Mato Grosso

Dissertação aponta que o nazista viveu seus últimos anos no estado. Versão é contestada por professor de História Contemporânea da UFMT.


Foto obtida pela pesquisadora mostra o senhor Adolf Leipzig com a companheira em Livramento no ano de 1982, quando Hitler teria 93 anos de idade. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
Foto obtida pela pesquisadora mostra o senhor Adolf Leipzig com a companheira em Livramento no ano de 1982, quando Hitler teria 93 anos de idade

O ditador Adolf Hitler, marcado na história pela execução de milhões de judeus no século passado, pode ter escapado da invasão soviética a Berlim em 1945 e forjado o próprio suicídio a fim de fugir para a América do Sul, onde teria vivido e morrido com cerca de 95 anos na pequena cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Pelo menos é o que defende o livro “Hitler no Brasil – Sua Vida e Sua Morte”, dissertação de mestrado em jornalismo de Simoni Renée Guerreiro Dias, que subverte a versão conhecida dos últimos dias do nazista. A pesquisadora deve realizar um exame de DNA em Israel com um suposto descendente do nazista.

A pesquisadora Simoni Renée Guerreiro Dias defende que Hitler tinha interesses em Mato Grosso. (Foto: Renê Dióz/G1)



Autora do livro defende que Hitler tinha interesses
em Mato Grosso.


Ainda em desenvolvimento, a dissertação segue a linha de outras pesquisas que apontam rastros de nazistas na Argentina após a Segunda Guerra, mas já recebeu críticas como a do professor de História Política e Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cândido Moreira Rodrigues. Ele aponta falta de rigor científico no trabalho e afirma que não faltam referências na historiografia segundo as quais o ditador se suicidou ao ver-se encurralado pelos soviéticos em 1945.

A própria mestranda Simoni Dias, judia e residente em Cuiabá, conta que demorou dois anos para acreditar nos primeiros relatos que ouviu sobre a suposta passagem do Führer em território mato-grossense. “Eu zombava, dava risada, dizia que era blefe”, relata. Hoje, porém, ela se diz convicta e firma que o austríaco não teria vindo parar em Mato Grosso por acaso.
O livro
Graduada em Educação Artística, Simoni começou a pesquisar os últimos anos de Hitler após ouvir boatos de que ele, assim como outros nazistas de primeiro escalão, teria perambulado pela América do Sul após a guerra que derrubou o Reich na Europa. Em "Hitler no Brasil", a autora registrou a parte inicial da pesquisa e ligou as versões de passagem pela América do Sul a outra história, a de que o Vaticano teria oferecido ao ditador derrotado o direito de posse e o mapa para localização de um tesouro jesuíta escondido desde o século XVIII em uma caverna em Nobres, cidade turística a 151 km de Cuiabá.
Pesquisa contou com abertura do túmulo em Livramento. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
Pesquisa contou com abertura do túmulo em Livramento. O local é indicado apenas por um toco de madeira. 
Hitler, portanto, teria escapado da invasão soviética e, com ajuda de Roma, viajou para Argentina, para o Paraguai, para o Rio Grande do Sul e, finalmente, para Mato Grosso, instalando-se numa cidade que hoje com pouco mais de 11 mil habitantes.
Na região, teria buscado sem sucesso o tal tesouro prometido pela igreja e morreu na década de 80, tendo sido enterrado com outro nome.
Fotos mostram Hitler 'ensaiando' discursos na prisão em 1925 (Foto: Heinrich Hoffmann/Keystone Features/Getty Images)Hitler na prisão em 1925. 
'Alemão velho'
No livro, Simoni diz que se intrigou pela existência de um idoso estrangeiro na cidade de Nossa Senhora do Livramento, na década de 80, que utilizava como sobrenome a cidade onde o compositor Bach, admirado pelo líder nazista, foi enterrado. Adolf Leipzig, conhecido pela vizinhança por “Alemão Velho”, seria o próprio Führer disfarçado e virou objeto de pesquisa de Simoni, que recolheu objetos, restos mortais e relatos sobre ele.

A pesquisadora obteve uma fotografia de 1982 de Adolf Leipzig com sua companheira "Cutinga" e quase se convenceu por supostas semelhanças fisionômicas com Hitler. Ela conta que manipulou a foto, adicionando um bigode no rosto do sujeito, e a imagem alterada lhe teria convencido por completo. Já a relação com uma mulher fora dos padrões da chamada "raça ariana" seria mais um elemento de disfarce, supõe.
Evidências
Outra suposta evidência considerada pela pesquisadora é o registro de uma internação para cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá no dia 29 de novembro de 1979. O registro, porém, é para um paciente chamado Adolfo Sopping, então com 81 anos de idade e natural do estado do Rio Grande do Sul. Em fevereiro do ano seguinte a Santa Casa registrou a entrada de Adolfo Lepping, de 82 anos e de mesma naturalidade. Simoni defende que trata-se da mesma pessoa.
Para daí afirmar que se tratava de Hitler, a pesquisadora relata uma outra suposta evidência: segundo uma fonte não identificada no livro, uma freira polonesa do hospital teria reconhecido a figura de Hitler.
"Aqui esse homem não entra! Ele é sanguinário! Matou muita gente! Tire-o daqui, por favor!", teria exclamado a religiosa. Um padre a teria repreendido afirmando que aquele doente deveria ser atendido por ordens do próprio Vaticano.
A publicação de Simoni traz ainda evidências de outras supostas relações de Hitler com grupos de europeus que se fixaram em Mato Grosso, como suíços, e explora a peculiaridade da arma e de vestimentas que pertenceriam ao tal Adolf Leipzig, cujos restos mortais foram retirados do cemitério em Livramento para a pesquisa de Simoni.
Ela pretende submeter parte dos restos mortais, como cabelo e fragmentos de ossos, a exames genéticos com base em material colhido de um suposto descendente de Hitler localizado, segundo Simoni, em Israel. Ela deve viajar para o país ainda este ano para realizar o exame de DNA e depois seguir para a Alemanha a fim de concluir o projeto de mestrado.
Pesquisadora obteve roupas e material genético. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
Pesquisadora obteve roupas e material genético.

Crítica
Apesar de se tratar de um trabalho acadêmico, o professor Moreira Rodrigues, da UFMT, afirma que não há qualquer evidência de que Hitler tenha sobrevivido à invasão soviética a Berlim e deixado o território alemão após a derrota dos nazistas. Ele também apontou falta de rigor científico e não enxergou os devidos critérios de apuração historiográfica na apuração de Simoni.
"Não é novidade o fato de que muitos que se dizem historiadores venham a levantar hipóteses as mais diversas sobre as possíveis estadias de Hitler na América do Sul e a sua consequente morte num dos países desta região do mundo", lembra o historiador, referindo-se a outras suposições já divulgadas sobre passagens de Hitler no Cone Sul.
Segundo ele, a historiografia é farta de evidências de que Hitler e sua companheira Eva Braun se suicidaram no bunker onde tentavam resistir aos ataques soviéticos. Subordinados, os próprios nazistas podem ter sido responsáveis pela incineração do corpo do líder antes que os soviéticos o capturassem. Segundo Rodrigues, esta é uma das únicas lacunas que ainda restam nesta história.
Professor da UFMT critica critérios da pesquisa em Mato Grosso. (Foto: Cândido Moreira Rodrigues / Arquivo Pessoal)
Professor da UFMT critica critérios da pesquisa.


EDIÇÃO E POSTAGEM DE JOSÉ OVÍDIO EGEA, ÀS 19HS E 35MIN. DIA 23/01/2.014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.